11.12.06

Ordem na casa

Na minha listinha de afazeres, que já anda pau-a-pau com a do bom velhinho, vi que ando em dívida com a blogosfera. Por ordem de solicitação em três vias e com cópia autenticada, vá lá minha resposta à brincadeira proposta pelo tio Sean, lá nos idos de novembro passado:

Com vocês, as cinco manias da Elis:

1 - Esquentar sorvete no microondas.
2 - Misturar restinhos de sucos diferentes. Reciclagem, meu povo. E fique claro que eu não sirvo para as visitas.
2.1 - Dentro dessa mania, está também a incrível capacidade devorar, na mesma refeição, coisas variadas como um pedaço de leitoa a pururuca junto com uma porção generosa de camarões. Mistureba é o meu segundo nome.
3 - Escovar dentes no banho.
4 - Lavar as louças - sempre - na seguinte ordem: primeiro os copos, xícaras e afins, depois os talheres, depois os pratos, potes etc e, só por último, as panelas. E não é TOC: é metodologia aplicada mesmo.
5 - Criar jacarés na gaveta de calcinhas. Ai, não acredito que confessei essa!!!

Léo fiote: não esqueci do mico não, é que tá difícil de eleger outro, depois que você "plagiou" o meu. ;o)

Ah, antes que eu esqueça: eu e Pipe assistimos ao Fantástico e eu simplesmente amei o episódio de ontem do quadro "Minha Periferia" com a Casé. Resumindo, ela levou Ivan, um garoto de classe média alta, para conhecer na favela Santa Marta, a casa de Anderson, apanhador de bolas do tênis clube que ele frequenta. Eu simplesmente fiquei maravilhada com comportamento e com a educação do menino Ivan. Sem questionamentos, nem preconceito, subiu o morro, encontrou vários conhecidos pelos quais foi muito bem recebido e ainda tirou uma onda tocando caixa com o regente da escolinha de bateria do morro. Surprendeu até mesmo o próprio Anderson, morador da favela, que disse imaginar uma reação totalmente diferente do garoto, achando que ele ficaria com medo do que veria.
Para mim, mais do que a mensagem que crianças são apenas crianças, independente de sua classe social, ficou a lição de que nós, enquanto pais, podemos e devemos fazer de tudo para tornar nossos filhos pessoas livres de qualquer tipo de pre-julgamento, preconceitos e demais sentimentos que as façam pensar que possam ser diferentes, superiores ou inferiores aos outros.
Gostaria que, vários pais que intitulam errôneamente status social, condição financeira, bairrismo e cor da pele como características formadoras de caráter, assistissem a esse vídeo e repensassem a criação de seus filhos.
Fica demonstrada a minha admiração pelos pais desse menino e pela maravilhosa criação que estão dando a ele. Como mesmo disseram os garotos do morro, ao invés de ser um "playboyzinho" metido a besta, o menino é mesmo muito sangue-bom.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home